quinta-feira, 10 de setembro de 2009

2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO É ADIADA PARA O DIA 19 DE SETEMBRO





2ª etapa de vacinação contra a pólio é adiada para o dia 19 de setembro
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada no dia 19 de setembro. A ação estava prevista, inicialmente, para 22 de agosto. A mudança na data não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho. A decisão tomada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe. A orientação atende também a pedido de secretarias estaduais da saúde dos Estados mais afetados pelo aumento do atendimento a pacientes com sintomas de gripe.
A previsão do Ministério da Saúde é que ocorra uma queda gradativa no número de casos da nova gripe, especialmente com o fim do inverno no país. Com a redução da demanda, a segunda etapa da vacinação infantil poderá ser realizada sem qualquer prejuízo, em setembro.
A segunda etapa da campanha nacional de imunização tem a meta de atingir cerca de 14,7 milhões de crianças – o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público alvo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina.
Em Goiás, mais de 4.900 pessoas estarão envolvidas na Campanha para atingir a meta preconizada pelo Ministério de 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% dos municípios. Aproximadamente 789 postos de vacinação fixos e outros 1.020 volantes estarão disponíveis
Na mesma ocasião, haverá vacinação seletiva contra rubéola para adultos de 20 a 39 anos de idade, que não foram imunizados em 2008. E no caso dos adultos, cerca de 63 mil vão receber a dupla viral (rubeóla e sarampo). Nos postos fixos, os pais poderão atualizar os cartões de vacinação, já que estarão disponíveis as vacinas de rotina, para todas as faixas etárias.