domingo, 12 de abril de 2009

IBGE FARÁ CENSO EM SÃO SIMÃO NO PRÓXIMO ANO




A Agência do IBGE de Rio Verde realizou, dia 12/08, na Câmara Municipal, a 1ª reunião para a formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) com participação do Chefe da Agência, Hélio Aires Alves Cabral, o Presidente da Casa de Leis, vereador Wilson Pimenta e da Turismóloga Patrícia Gama, representando o Executivo. Na ocasião foi informado que em 2010 o IBGE vai realizar o XII Censo Demográfico: um grande retrato da expansão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas, que fornecerá informações sobre o país para o planejamento público e privado. Para ser realizado o CENSO é preciso formar uma Comissão Censitária, que terá o papel fundamental de acompanhamento dos trabalhos locais e possibilitando maior transparência nas etapas das operações. Ficou definido que os presentes na reunião, representando diversos segmentos da comunidade, farão parte desta comissão, que terá dentre outras funções a divulgação de processo seletivo para contratação de mão-de-obra e na montagem do posto de coleta, oferecendo apoio logístico e acompanhando os trabalhos, permitindo uma perfeita cobertura do território. A CGME é composta por representantes dos poderes constituídos, lideres comunitários, empresários e representantes de entidades de classe.
Nesse momento, o IBGE multiplica o seu quadro de colaboradores com a contratação de pesquisadores através de concurso público – PSS, que serão treinados em todas as atividades, permitindo cobrir todos os setores a serem pesquisados em todo o país.
O prefeito Assis Peixoto pediu empenho nos trabalhos. “Nós estamos na expectativa de um trabalho sério, os dados do município vão estar nas mãos dos agentes. Esperamos um aumento na nossa população”, ressaltou. Conforme o Prefeito, o repasse de recursos do Governo Federal depende do número de habitantes. “Queremos uma comissão forte para fiscalizar esses dados”, destacou. No Brasil, os censos demográficos são realizados de 10 em 10 anos e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela sua realização. Entre as principais utilizações dos resultados censitários estão o acompanhamento do crescimento, distribuição geográfica e evolução das características da população, os quais fornecem parâmetros para o cálculo da Previdência Social, entre outras estimativas; identificação de áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transporte, energia, etc, possibilitando a avaliação e revisão da alocação de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Fundo Nacional de Educação (FNE) e outras fontes de recursos públicos e privados; fornecimento de referências para as projeções populacionais com base nas quais o Tribunal de Contas da União define as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios, entre outros. Para realizar o Censo 2010, o IBGE precisa do apoio e da participação de todos. É imprescindível que a população entenda a importância de se receber o recenseador e responder ao questionário da pesquisa. Por isso, antes mesmo de iniciar a fase de coleta, a Instituição já começa a sensibilizar e também conscientizar a sociedade, através de ações de mobilização junto à população. Um dos canais de divulgação do Censo 2 0 10 é o seu site na Internet (http://www .ibge.gov.br/censo2010) onde é possível obter as principais informações sobre o andamento da pesquisa.

TURISMO